sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crescer faz (assustadoramente) parte da vida...


Aos 8 anos achava que as pessoas com mais de 20 eram muito crescidas... 15 anos depois sinto-me, por vezes, aquela menina de antigamente...

Quando somos pequenos temos a capacidade de sonhar com simplicidade. Projectamos a nossa casa de sonho numa construção de Legos e desenhamos o quintal e a piscina. Fazemos de conta que temos esta ou aquela profissão e podemos trocar sempre que nos apetecer. Temos aquela colecção de carros topo de gama em miniatura. Somos mães ou pais de bebés-nenucos maravilhosos... e as brincadeiras têm sempre um final feliz.
Em determinada altura achamo-nos crescidos de mais para brincar. Sonhamos e projectamos através dos filmes, da música, da TV, da Internet e dos amigos. Queremos crescer depressa para fazer coisas de 'gente grande' sem nos 'chatearem a cabeça'. Queremos poder estar onde nos apetecer, especialmente fora de horas.
Quando finalmente nos dão luz verde para sair da casca tornamo-nos invencíveis e temos uma energia inesgotável. Sentimo-nos capazes de ter o mundo nas nossas mãos, usamos e abusamos da liberdade e achamos que já somos muito crescidos, quando não passamos de uns 'putos com a mania'.
É então que chega a responsabilidade de acabar um curso ou de começar a procurar emprego, o que nos faz parar para pensar. Até aqui o futuro sonhava-se sem limites, o presente vivia-se sem medo e o passado ficava arrumado lá atrás. Agora sentimos o peso do que fizemos (e principalmente do que deveríamos ter feito) no passado, hesitamos no presente e tememos a incerteza do futuro.

É aqui que quero voltar a ter 8 anos e a capacidade de construir uma vida cujos únicos limites são os da minha imaginação! Apetece-me fechar os olhos e os ouvidos às noticias e comentários diários... não quero este país e este mundo em crise, não quero o vandalismo e o perigo constante, não quero mais catástrofes naturais, não quero as dificuldades em ter trabalho, casa, família e dinheiro, estou farta de todo o pessimismo que me rodeia! Quero o mundo cor-de-rosa em que em tempos vivi. Quero o mundo dos sonhos tornado realidade!...
Mesmo sabendo que não o posso ter, defendo que todos nós voltemos a sonhar sem limites como aos 8, a ser curiosos como aos 15 e invencíveis como aos 18... Para que depois dos 20 sejamos sempre corajosos e lutadores! Para que aos 80 sejamos realizados e felizes!

Tenho esperança que o final feliz continue a estar nas nossas mãos...

4 comentários:

Miss M disse...

É por estas e por outras que te adoro tanto :) «Melhor do que teres escrito o que sentias... é eu ter sentido o que escreveste». Mas pelo mundo cor-de-rosa em que os nossos filhos vão crescer vamos lutar sempre! (Até que eles apareçam temos tempo de construir «o mundo»!)

Anónimo disse...

:) Entendo...Quem me dera ter 8anos de novo...Por esta altura estariamos ambas felizes e bem juntinhas no nosso mundinho onde existia um gato que não gostava de sopa... Problemas?!? O que era isso?

Ana Pragana disse...

Duas palavras: Bru-tal.
Escrito como só tu saberias, fez-me recordar quem fui, quem sou e quem (e o que) quero ser... E, penso, fez-me reafirmar a certeza de que é por esse sonho de criança grande (que sou) que vou continuar a lutar!

Obrigada.

Portuguesinha disse...

´Verdade.
E agora, como estás? O que pensas hoje?
Já se passaram 4 anos. Quatro anos no mundo "dos adultos", na procura de emprego, casa, enfim, responsabilidades.

O que pensas, o que descobriste afinal?